quinta-feira, 17 de junho de 2010

SUPOSTO EXTRATERRESTRE É ENCONTRADO NO SAARA POR AVIADOR*

Luis Fernandes do Rêgo Neto**


Sobre a areia, a milhas e milhas de qualquer terra habitada, um aviador que pousara de emergência no deserto do Saara é testemunha da visita de um ser não-terráqueo, que de acordo com seus cálculos terá vindo do Asteróide B612. Ainda não estando em seu estado de vida evoluído, a criança não aparentava estar perdida, nem morta de fadiga, nem morta de fome, de sede ou medo. (Ver imagem 1). Receoso, no começo o aviador não forçara arrancar informações de má vontade do “Pequeno Príncipe” (como está sendo chamado por vários conhecedores e zombadores do fato). Aos poucos, o conceituado aventureiro dos céus (refere-se ao aviador, não ao Pequeno Príncipe) conseguiu escutar uma história fascinante de uma criança ingênua buscando aprender os significados da vida e amizade. Em poucas palavras, antes de tudo o aventureiro dos céus (O Pequeno Príncipe) só tivera uma única amiga, uma flor. Segundo seus relatos, ele encontrara outros seis curiosos extraterrestres em cada planeta que houvera conhecido. O primeiro deles um rei folgado que ordena um planeta sem cidadãos ou exército. No segundo planeta, estava a habitar um único homem, um vaidoso, aquele que se considera o mais belo, o mais rico e o mais inteligente do seu planeta (que por sua vez, só ele habita). O bêbado, morador do terceiro planeta ao qual o Pequeno Príncipe viajara, deixou-o muito intrigado quanto a sua atividade de envergonhar-se da atividade que ajuda a esquecer sua vergonha. Mais tarde, a cobiça do morador do quarto planeta fazia com que se tivesse as estrelas como se tens bens financeiros. Eis o quinto planeta, o menor de todos, O Pequeno Príncipe poderia ter passado mais de um mês na curiosa presença de um acendedor de lampiões. Um estudioso geógrafo morava no sexto planeta, ele fora o responsável por guiar o pequeno extraterrestre para o Planeta Terra.

No sétimo planeta, mais precisamente no deserto do Saara, o extraterrestre que atualmente intriga e questiona estudiosos de todo o mundo veio a conhecer - segundo relato do aviador - um manobreiro, um vendedor, uma raposa, o próprio aviador, e para desgraça de todos que queriam conhecer do visitante do espaço sideral, também uma serpente. A mesma personagem que nos primórdios da criação do homem no terceiro planeta do sistema solar e o sétimo que o Pequeno Príncipe conhecera, a serpente houvera de ter sido a cruel responsável pelo desaparecimento do extraterrestre, tendo-o prometido levá-lo de volta ao Asteróide B612 com um veneno contido em sua picada. Para gente grande, a localização do Pequeno Príncipe continua oculta, ou até mesmo a sua aparição está sujeita a dúvidas. Porém, nesta edição, o aviador que gentilmente disponibilizou sua aventura em público e ainda cultiva esperanças de encontrá-lo, pede que cordialmente aos leitores desta reportagem que escrevam para ele, dando informações de como encontrá-lo novamente (Ver imagem 2).

* Reportagem produzida como requisito avaliativo da disciplina Língua Portuguesa I. A proposta de produção solicitava a elaboração de um texto (reportagem, poema, história em quadrinhos ou biografia), para recontar o enredo do livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
** Aluno do 1º ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Informática (turma 1) do IFRN - Campus Pau dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário