segunda-feira, 12 de julho de 2010

DEZ DICAS RÁPIDAS PARA FAZER UMA BOA REDAÇÃO

1) Na dissertação, não escreva períodos muito longos nem muitos curtos.


2) Na dissertação, não use expressões como “eu acho”, “eu penso” ou “quem sabe”, que mostram dúvidas em seus argumentos.


3) Uma redação “brilhante” mas que fuja totalmente ao tema proposto será anulada.


4) É importante que, em uma dissertação, sejam apresentados e discutidos fatos, dados e pontos de vista acerca da questão proposta.


5) A postura mais adequada para se dissertar é escrever impessoalmente, ou seja, deve-se evitar a utilização da primeira pessoa do singular.


6) Na narração, uma boa caracterização de personagens não pode levar em consideração apenas aspectos físicos. Elas têm de ser pensadas como representações de pessoas, e por isso sua caracterização é bem mais complexa, devendo levar em conta também aspectos psicológicos de tipos humanos.


7) O texto dissertativo é dirigido a um interlocutor genérico, universal; a carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.


8 ) O que se solicita dos alunos é muito mais uma reflexão sobre um determinado tema, apresentada sob forma escrita, do que uma simples redação vista como um episódio circunstancial de escrita.


9) A letra de forma deve ser evitada, pois dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia e limpeza são fundamentais.


10) Na narração, há a necessidade de caracterizar e desenvolver os seguintes elementos: narrador, personagem, enredo, cenário e tempo.




Fonte: http://www.mundovestibular.com.br/articles/849/1/DEZ-DICAS-RAPIDAS-PARA-FAZER-UMA-BOA-REDACAO/Paacutegina1.html

sexta-feira, 2 de julho de 2010

RESUMO DO LIVRO “OS BRUTOS”, DE JOSÉ BEZERRA GOMES*

Jorge Leandro Aquino de Queiroz**


José Bezerra Gomes desenvolve o romance “Os Brutos” sob a ótica do protagonista, o garoto Sigismundo. O narrador-personagem inicia sua obra situando o leitor no cenário principal da história: a cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Logo após, descreve a chegada de seu Tota à cidade, acompanhado do chofer Jesus, que se envolvia com muitas mulheres. Depois, introduz na história um novo personagem: o seu tio, Lívio, que vivia com a prostituta Rica. Após essa introdução, Sigismundo mostra a sua residência: a casa dos tios Maria e Abdias e do primo Aldair, que era criado com muita rigidez, diferentemente do personagem protagonista. A narrativa deixa clara, a todo tempo, a insatisfação dos tios em relação à estadia de Sigismundo em sua casa. Em determinado momento, o narrador traz Lívio novamente para a história. Desta vez, o personagem vem para se instalar na casa dos tios de Sigismundo e tratar-se de doenças. A partir daí, é mostrada a relação de amizade entre tio e sobrinho, que acaba quando o garoto se assusta com a doença do tio. Lívio se desentende com Maria e sai da casa. Algum tempo depois, assassina Rica, suspeitando que ela o traía. É preso e enlouquece. O personagem Jesus volta à narrativa. Desta vez, o chofer, abandonado por suas namoradas, foge com uma mulher no carro de seu patrão. Uma nova fase do romance é iniciada quando Sigismundo é levado para o Alívio, sítio de seus pais e onde, por influência do trabalhador Cícero Cacheado, tem sua primeira experiência sexual. Algum tempo se passa, e Sigismundo encaminha o final de sua história mostrando a decadência da sua família, que com a seca é obrigada a vender todas as suas propriedades. O enredo finaliza relatando a retirada da família para Natal e, posteriormente, para São Paulo.

 
* Resumo produzido como requisito avaliativo da disciplina Língua Portuguesa. A proposta de produção reuisitava elaboração de resumo referente à obra literária Os brutos, do autor potiguar José Bezerra Gomes.

**Aluno do 1° período da Licenciatura em Química do IFRN – Campus Pau dos Ferros.