quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ESCRITORES DA LIBERDADE

Gênero: Drama
Duração: 123 min
Origem: Alemanha – EUA
Estréia - EUA: 05 de Janeiro de 2007
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Richard LaGravenese
Roteiro: Richard LaGravenese
Produção: Michael Shamberg, Stacey Sher, Danny DeVito

Fonte da imagem: http://www.capascustomizadas.com/filmes-originais/capa-do-filme-%E2%80%9Cescritores-da-liberdade%E2%80%9D/
O filme relata a história de uma professora, Erin Gruwell, que pela primeira vez lecionaria em sala de aula. Ao chegar à escola, encontra uma turma que não valoriza o ensino-aprendizagem e cujos alunos, por essa razão, eram reconhecidos como “animais” no próprio ambiente escolar.
Esses alunos provinham de diferentes grupos de acordo com sua etnia, costume, cultura, ou seja, de diferentes classes sociais. Tais grupos eram muito coesos e faziam pactos de fidelidade e união, para se manterem sempre fortes e temidos.
A professora Gruwell, diferentemente dos outros componentes da instituição, percebeu a grande dificuldade que os alunos enfrentavam no dia a dia tanto de se relacionarem uns com os outros na sala de aula como também na vida pessoal, em suas casas. A partir disso, ela desenvolveu métodos pedagógicos atrativos para conquistar a atenção dos alunos para o ensino até obter bons resultados.
É um filme que trata de desafios e superação; da importância de o professor utilizar novas metodologias que despertem o interesse dos alunos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. E relata, sobretudo, a força de vontade de uma professora que, apesar das dificuldades com sua profissão e do desafio de lecionar a alunos considerados “delinquentes” pela sociedade, não desistiu de exercer seu ofício com dedicação e respeito aos seus alunos.


*Por Antonia Vanúzia Nunes da Silva Araújo, aluna da Licenciatura em Química do IFRN/Campus Pau dos Ferros e membro da equipe coordenadora do blog.